quarta-feira, 27 de junho de 2012

4ª Edição: "Patrimônio, Memória e Turismo"

4ª Edição do Café com Turismo em Itu saboreará o tema: "Patrimônio, Memória e Turismo", conduzido pelos professores: Andrea Trus e Gerson Luiz Pacheco Pinto

quarta-feira, 04 de julho, as 18h30min
na sede da Secretaria Municipal de Turismo, em Itu.

Venham passar um final de tarde agradável regado ao Saboroso Café Gamela, produzido na Fazenda santo Antonio da Bela Vista, conversar sobre o assunto e trocar conhecimento.
 Interessados em participar da próxima edição do Café com Turismo devem se inscrever pelo telefone (11) 4023-1544. Ou ainda pelo e-mail turismo@itu.sp.gov.br. A Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos fica na rua Barão do Itaim, 2011, centro de Itu.
Breve curriculo dos Professores:


Andrea Trus
Educadora, Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Pós Graduanda em Planejamento Educacional em Políticas Públicas- W/Pós e em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. Atuação como professora de História no Ensino Básico há 10 anos e no Ensino Superior nos Departamentos de História e de Turismo do CEUNSP, Coordenadora e Professora responsável pela elaboração dos Roteiros Turísticos do Conselho Técnico e Pedagógico na Cooperativa de Turismo Histórico e Cultural (Cooperativa História Viva) em Ouro Preto. Atualmente trabalha na ETEC Martinho Di Ciero no Ensino Médio, no Curso de Turismo Receptivo e na empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras como Coordenadora de Projetos Educacionais e Consultoria Didático/Pedagógica.

Gerson Luiz Pacheco Pinto formado pela UFOP em História, especialista em Docência do Ensino Superior pelo CEUNSP, atua como educador há 20 anos, lecionou no CEUNSP nos departamentos de História e Turismo, atualmente leciona Historia, Geografia, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio do Colégio Objetivo e Etec Martinho Di Ciero. Além de trabalhar nos Cursos Técnicos da ETEC, em Hotelaria, Administração, Logística, Meio Mmbiente, Paisagismo, Informática, Agropecuária nas áreas de filosofia (Ética), Medodologia da Pesquisa –TCC, História, Patrimônio e Cultura. Foi responsável pela elaboração do curso técnico de Museologia da ETEC Martinho Di Ciero.






3ª Edição: Curiosidades e Tendências do Guiamento Turístico em Itu teve recorde de público

A terceira edição do Café com Turismo de Itu, contou com a participação dos Guias de Turismo atuantes em Itu: Denis Pimenta, Katherine Silva, Luiz Cássio Honório, Marques Araújo e Fabio Grizotto, como âncoras no Bate-papo.



Veja mais fotos aqui 

O Evento iniciou com a palavra do Secretário de Turismo, Osmar Barbosa, que agradeceu ao público pela presença. Em seguida, o senhor Josimar Ribeiro, vice prefeito da Estância Turistica de Itu, comentou sobre o desenvolvimento de Itu no setor de Turismo.

Na sequência, a professora e turismóloga Katherine Silva abriu a roda de discussão falando do Universo do Turismo e da Hospitalidade. Mencionou ainda que o setor de turismo é um dos setores economicos que mais cresce no mundo, estando em 3º lugar no ranking da economia. Comentou que a profissão de guia de turismo é a única regulamentada no Brasil, e que, nas cidades turística há uma carência de profissionais que atuem com turismo receptivo.  Apresentou ainda as atribuições do guia de turismo, conforme a LEI Nº 8.623, DE 28 DE JANEIRO DE 1993 disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8623.htm), que dentre elas estão as de:

a) acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas dentro do território nacional;b) acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados no Brasil;c) promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas bagagens, em terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários; d) ter acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as normas específicas do respectivo terminal; e) ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo; f) portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pela Embratur.
Katherine destacou ainda que pelo desempenho irregular de suas atribuições, o Guia de Turismo, conforme a gravidade da falta e seus antecedentes, ficará sujeito a penalidades, aplicadas pela Embratur.
Em seguida, apresentou os guias de turismo que conduziram na sequência a conversa.
Cassio Honório falou da sua experiência como guia de turismo nacional. Que ama sua profissão e dela teve muitas experiências positivas. Teve a oportunidade de viajar para diferentes Estados Brasileiros acompanhando grupos diversos e que, embora seja uma atividade sazonal e necessite de muito empenho para captar clientes, recomenda aos presentes como fonte de emprego.
Em seguida Fabio Grizoto, comentou sua experiência no poder público, como guia de turrismo. Ressaltou que boa parte dos turistas que chegam à cidade, vem motivados pelo título do exagero, mas que ao se deparar com as riquezas de Itu,  se surpreende e tem suas expectativas superadas.
Marques Araújo falou que como guia de turismo, atua tanto no turismo nacional como no turismo receptivo de Itu. Por conta do crescimento do Turismo, encontrou a oportunidade de empreender seu próprio negocio, abrindo uma Agência de Turismo na cidade, A MA Turismo, que opera roteiros receptivos em Itu e no Brasil.
Denis Pimenta, comentou das dificuldades de entrar no mercado como guia de turismo, haja visto que é uma atividade sazonal, cuja procura de turistas enfrenta altos e baixos em função dos meses do ano. Atua majoritariamente com Turismo Pedagogico, e tambem é empresário do setor de alimentação. Tendo uma lanchonete com apelo turístico, a Comilão Lanches, que oferece sanduíches de metro.
O público interagiu com os palestrantes, com muito entusiamo  e o "bate-papo" fluiu agradável e rico.