Veja mais fotos aqui
O Evento iniciou com a palavra do Secretário de Turismo, Osmar Barbosa, que agradeceu ao público pela presença. Em seguida, o senhor Josimar Ribeiro, vice prefeito da Estância Turistica de Itu, comentou sobre o desenvolvimento de Itu no setor de Turismo.
Na sequência, a professora e turismóloga Katherine Silva abriu a roda de discussão falando do Universo do Turismo e da Hospitalidade. Mencionou ainda que o setor de turismo é um dos setores economicos que mais cresce no mundo, estando em 3º lugar no ranking da economia. Comentou que a profissão de guia de turismo é a única regulamentada no Brasil, e que, nas cidades turística há uma carência de profissionais que atuem com turismo receptivo. Apresentou ainda as atribuições do guia de turismo, conforme a LEI Nº 8.623, DE 28 DE JANEIRO DE 1993, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8623.htm), que dentre elas estão as de:
a)
acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas,
excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas
dentro do território nacional;b)
acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados no Brasil;c)
promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas
bagagens, em terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, fluviais,
rodoviários e ferroviários; d) ter
acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque,
para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as
normas específicas do respectivo terminal; e) ter
acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e
pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou
grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente
credenciado como Guia de Turismo; f)
portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pela Embratur.
Katherine destacou ainda que pelo
desempenho irregular de suas atribuições, o Guia de Turismo, conforme a
gravidade da falta e seus antecedentes, ficará sujeito a penalidades,
aplicadas pela Embratur.
Em seguida, apresentou os guias de turismo que conduziram na sequência a conversa.
Cassio Honório falou da sua experiência como guia de turismo nacional. Que ama sua profissão e dela teve muitas experiências positivas. Teve a oportunidade de viajar para diferentes Estados Brasileiros acompanhando grupos diversos e que, embora seja uma atividade sazonal e necessite de muito empenho para captar clientes, recomenda aos presentes como fonte de emprego.
Em seguida Fabio Grizoto, comentou sua experiência no poder público, como guia de turrismo. Ressaltou que boa parte dos turistas que chegam à cidade, vem motivados pelo título do exagero, mas que ao se deparar com as riquezas de Itu, se surpreende e tem suas expectativas superadas.
Marques Araújo falou que como guia de turismo, atua tanto no turismo nacional como no turismo receptivo de Itu. Por conta do crescimento do Turismo, encontrou a oportunidade de empreender seu próprio negocio, abrindo uma Agência de Turismo na cidade, A MA Turismo, que opera roteiros receptivos em Itu e no Brasil.
Denis Pimenta, comentou das dificuldades de entrar no mercado como guia de turismo, haja visto que é uma atividade sazonal, cuja procura de turistas enfrenta altos e baixos em função dos meses do ano. Atua majoritariamente com Turismo Pedagogico, e tambem é empresário do setor de alimentação. Tendo uma lanchonete com apelo turístico, a Comilão Lanches, que oferece sanduíches de metro.
O público interagiu com os palestrantes, com muito entusiamo e o "bate-papo" fluiu agradável e rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário