Depoimentos dos Participantes e Palestrantes


"Pensar no Turismo é juntar todas as forças latentes para as riquezas que queremos mostrar ao nosso universo. Através de reuniões como as do "Café com Turismo em Itu" que queremos agregar valor a este pensamento, para que mais e mais pessoas possam ter orgulho das nossas riquezas."


Profº José Roberto Rebello



Eu sempre amei a cidade de Itu por sua beleza, sua riqueza histórica, seu povo acolhedor e pelos momentos felizes da minha infância, vividos na casa das tias Nica, Ita e Colaca... Na 5ª Edição do Café com Turismo, Itu me deu mais motivos para amá-la: uma noite muito gostosa falando de história proporcionada pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, conhecer pessoas muito interessantes, como os participantes, enfim como é bom ver uma uma cidade limpa, bem cuidada, que preserva sua história e incentiva o turismo!
Profª Célia Groppo



"O Turismo é uma das mais relevantes atividades econômicas do mundo. Tanto que sugere o desenvolvimento de politicas pulbicas que favoreçam a sustentabilidade através de benefícios que contemplem a sociedade e a economia de um país como um todo. O café com turismo em Itu busca estimular o conhecimento de assuntos da área para a valorização de aspectos da cidade."
Antonio Carlos Sorrentino, Co-responsável pelo Programa Bem Vindo a Itu!




"Os encontros do Café com Turismo em Itu são uma forma de se trocar conhecimento e informações sobre os aspectos turísticos da Cidade de Itu"

Jussara Campos, servidora pública






"A iniciativa do Café com Turismo em Itu é realmente algo a se elogiar, e mais do que isso, participar. Os temas que estão sendo propostos para discussão enriquece o modo de pensar e atuar no Turismo em uma cidade como Itu. Com a segmentação do conhecimento desde o final do século XIX, pouco se atenta a interdisciplinaridade das áreas de atuação. Pensar turismo é levar em consideração a interdisciplinaridade com história, a educação patrimonial e ambiental, biologia, as mais variadas formas da arte, arquitetura e tantas outras áreas que pensam a sociedade e seu cotidiano. É com iniciativas como esta que poderemos fortalecer e propagar melhor o turismo de nossa cidade."
Marcelo Leite, técnico em turismo, graduando em História pela UNESP e pesquisador do núcleo de pesquisa da Unesp.



"Atualmente, vivemos em mundo material, onde as coisas são realizadas de forma mecânica e repetitiva, já não existe mais aquele sentar defronte as portas para bater papo, tomar café no vizinho, 'quentar fogueira', mesmo não sendo tempo de festa junina, pretexto apenas utilizado para reunir a família e jogar conversa fora. Tudo isto está sendo substituído pela internet, redes sociais, e-mails etc.
Mas daí, me surge um questionamento: que valor estamos dando para o relacionamento interpessoal, o olho no olho, o calor humano? E eu mesmo me arrisco a responder: nenhum. Talvez em nome da praticidade e da "economia de tempo" estamos nos esquecendo ou deixando de nos relacionar com quem está do nosso lado ou do nosso próximo mais próximo. E, na contramão de tudo isso, temos e participamos do projeto "Café com turismo em Itu", para que possamos resgatar a oportunidade de olhar no olho de nosso interlocutor, defender nossas idéias, sentir aquele friozinho na barriga quando dizemos algo que sabemos que, com certeza, nosso companheiro irá discordar, mas que se faz necessário para que o assunto em pauta seja mais enriquecido por nossos conhecimentos, suposições, propostas e até mesmo sonhos.  Resgatamos através deste projeto o valor da gentileza de servir um café às pessoas que nos visitam como era feito antigamente e que hoje tornou-se um gesto raro."
Marques Araújo, Guia de Turismo e microempresário da MA Turismo.





"O Café com Turismo em Itu tem sido uma maneira de envolver as pessoas ligadas ao desenvolvimento do turismo na cidade. Tem promovido a integração entre as pessoas através dos debates sobre os temas ligados a área  e isso poderá estimular o aumento de turistas na cidade de Itu."

Ivone Granater, servidora pública.














Nenhum comentário:

Postar um comentário